quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Entrevista

Entrevistamos o Dr. QFP, Cirurgião Dentista, para tirar algumas dúvidas com relação à alguns aspéctos éticos da odontologia:

01- Como um dentista deve proceder ao perceber que algum profissional está fazendo propaganda enganosa?

R: Ele deve procurar o CRO do estado dele e denunciar. A denuncia fará com que o CRO verifique o caso e, caso ele perceba o fato, o responsavel será julgado e receberá uma pena de acordo com os fatos.

02- Sabemos que um Dentista precisa manter o prontuário de um paciente para utiliza-lo em qualquer situação que ele for requerido. O problema é que chega uma hora em que se tem tantos prontuários (principalmente os Dentistas mais antigos, que tem muitos pacientes que não retornam mais devido a mudança, obto etc) que o espaço preciso para se guarda-los é tão grande que se torna inviável faze-lo. Existe alguma forma de se se livrar do prontuário sem que isso cause algum problema ao Dentista?

R: Sim, existe. O Dentista pode pedir para o Paciente assinar um recibo de que está com o prontuário, passando assim toda a responsabilidade para o mesmo. Os Dentistas não são donos do prontuário, são apenas guardiões dele.

03- Qual a importância do consentimento livre e esclarecido na pratica profissional de odontologia?

R: Este documento é muito importante porque ele serve de prova que o paciente está ciente das opções, preços e riscos que são possíveis para o tratamento dele. Porém, para este documento ter efeito para ambas as partes, é preciso que o Dentista ajá de boa fé, explicando corretamente tudo escrito alí.

04- Como deve ser o relacionamento profissional entre equipe de saúde odontológica (ACD, THD e outros)?

R: É muito importante que essa relação seja harmonioza, porque ela vai refletir no jeito que o paciente vê o seu consultório. É preciso que se mantenha ordem, e isso requer respeito, lealdade e colaboração de todos os profissionais. Isso não significa que não podemos ser amigos, apenas que é preciso separar bem a relação no lugar de trabalho com a relação na rua.

05- Qual a sua visão, como profissional odontológico, de um atendimento realizado conforme o código de ética?

R: Um atendimento que segue os padrões éticos é um atendimento que visa o melhor para o paciente. Para isso acontecer o Dentista precisa seguir uma linha de atendimento, porque senão ele pode cometer erros que comprometem a satisfação do cliente no final do tratamento. Sendo a primeira visita de seu paciente é preciso fazer a Anamnese e preencher um prontuário, porque quanto o mais o Dentista souber sobre o paciente, melhor ele poderá atende-lo. Além disso, se você receber um paciente com um caso que você não tem a formação suficiente para realizar, encamnhe-o para um especialista que pode trata-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário